← Índice
A natureza é maravilhosa! Temos o privilégio de poder usufruir desta beleza que são as aves. Poder observar e fotografar as mais variadas espécies em suas diversas formas, cores e cantos, é extremamente prazeroso.
Porém, nem tudo são flores, aliás, estão faltando flores, estão faltando frutos, está faltando respeito do ser humano para com a nossa flora e fauna.
O projeto ‘Cada lifer uma muda’ tem o objetivo de dar uma pequena, mas importante contribuição, e tentar reverter um pouco essa história. Dar chance à nossa comunidade de retribuir à natureza, uma parte do que ela nos proporciona.
É característico de nossa comunidade contabilizar os lifers, que são as espécies já vistas ou fotografadas pela pessoa. Por que não associarmos a essa ‘brincadeira’, o plantio de ao menos uma muda de árvore atrativa para as aves para cada nova espécie observada?
Nada mais justo agradecer, devolver para a natureza, um pouco do que ela nos proporciona. Cada novo lifer, uma nova muda plantada pelo observador e fotógrafo de aves!
Um exemplo rápido: Você tem 200 espécies de aves fotografadas e quer participar do projeto? Se positivo, você acaba de estabelecer uma meta de plantar 200 mudas de árvores atrativas para as aves em sua cidade ou em qualquer outro lugar. Para tanto, se não tiver um local suficiente para que possa fazer os plantios necessários, procure amigos ou conhecidos que tenham um sítio e aceitem os plantios ou procure as prefeituras para se informar sobre onde poderá fazer estes plantios.
Não vale o que você já plantou, ok? Vamos começar do zero! Começa agora a sua nova ajuda às aves que você tanto quer bem.
Você deve estar com dúvidas de onde, como, o que e quando plantar. Leiam abaixo todas as nossas dicas e, qualquer dúvida, entre em contato com a gente.
Devemos SEMPRE dar preferência para as espécies nativas de cada região. Assim, você ajudará na preservação, não só das aves, mas do habitat original delas, incluindo as plantas e diversos animais que dependem delas para sobreviver. Recomendamos que as pessoas procurem os viveiros municipais de suas cidades e busquem informações sobre a flora nativa de sua região.
Apesar da preferência pelas nativas, muitas árvores exóticas são extremamente atrativas para as aves e podem ser usadas em ambientes urbanos e até mesmo rurais, como as frutíferas usadas para alimentação humana.
Deve-se plantar no início da época das chuvas de cada região. Assim, as chances de sobrevivência das mudas são maiores. Na possibilidade de irrigação, esta ajuda adicional é bem vinda sempre nos dias em que não chover. A irrigação deve ser feita no início da manhã ou final da tarde para evitar a queima das folhas.
O local para plantio da muda deve ter espaço suficiente para que a futura árvore possa desenvolver a sua copa. Antes de plantar sua muda, é necessário saber qual o melhor local para ela. Algumas espécies, em seu habitat natural, não aceitam sol, enquanto outras, não aceitam sombra. Algumas têm preferência por locais úmidos, enquanto outras por locais áridos. Para você saber a preferência da muda que pretende plantar, consulte o fornecedor. O sucesso do plantio está muito mais ligado às condições de luz, umidade e solo, do que à técnica aplicada no momento do plantio. A muda não pode ser plantada muito próxima de casas, muros e outros locais que possam prejudicar o seu crescimento ou que a condenarão, no futuro, a ser cortada. A distância mínima entre uma muda e outra, ou mesmo entre a muda e uma casa, deve ser no mínimo de 4,0 metros. Deve-se evitar também o plantio da muda sob linhas de energia elétrica.
A cova (buraco)onde será plantada a muda deve ter as dimensões de: 40 cm x 40 cm de boca, 40 cm de profundidade. Para mudas superiores a 1,20 metro, a cova deverá ser de 60 cm x 60 cm. Ao abrir a cova, a terra retirada deve ser aproveitada para o enchimento do buraco.
Para garantir um melhor crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido. Primeiro faz-se a mistura de 3 partes de terra com uma parte de adubo orgânico e depois se acrescenta o calcário e o superfosfato.Essa mistura deve ser utilizada no enchimento da cova. O calcário e o superfosfato simples podem ser encontrados nas lojas que vendem plantas, produtos agrícolas ou mesmo em alguns supermercados.
Normalmente, as mudas são produzidas em sacos plásticos. No entanto, podem ser utilizados outros tipos de embalagens, como latas e tubetes. No momento do plantio, a embalagem (saco plástico ou outras) que envolve a muda deve ser retirada com cuidado para que o torrão que protege as raízes não se quebre. Para facilitar a retirada, segure a muda deitada com uma mão e com a outra, utilizando um objeto de corte (faca, tesoura) corte o saco plástico no sentido boca-fundo e com cuidado retire a embalagem plástica.